domingo, 13 de dezembro de 2009

SOBRE AS VISITAS

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II
COORDENADORA RESPONSÁVEL: Leila Simões Amaral Oliveira
FORMADORA: Fabiana Paz
OBJETIVO: Observar e acompanhar ativamente o trabalho do professor cursista

VISITA À COMUNIDADE DE TIQUARA

Durante o segundo semestre desse corrente ano fiz algumas visitas às escolas.
Indo à comunidade de Tiquara visitei as cursistas: Vanessa Guimarães, Maria José e Marineide. Observei a aplicação do “avançando na prática” do TP 5 página 162/163 que consiste em um tema para produzirem um texto seguindo as seguintes questões: O que aconteceu? Onde aconteceu? Quando aconteceu? Quem foram os envolvidos? Qual foi o desfecho da história?
Elas introduziram a aula explicando o que é coesão e daí partiram para a atividade proposta. No inicio os alunos sempre resistem por ser uma atividade de produção textual, mas logo acabam se divertindo com a atividade.
Todas demonstraram segurança e foram coerentes com o nível da turma.







VISITA À COMUNIDADE DE BREJÃO DA CAATINGA

Na comunidade de Brejão visitei os cursistas Rubenito e Ana Lidia. Observei a aplicação de uma atividade de produção textual que consistia em produzir um texto com base nos textos “A Pesca” e o “O Show” do TP 5 das página128/129.
Os professores iniciaram falando sobre coesão textual e dando exemplos de como deve ser um texto coeso. Logo em seguida deu inicio à atividade lendo produções próprias e de alunos de outra turma. Os alunos já começaram se entusiasmar com a atividade e demonstraram muito interesse e fizeram textos maravilhosos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário