quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

RELATO DA OFICINA- COESÃO







PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II
OFICINA: TP 5 - Unidade 20
COORDENADORA RESPONSÁVEL: Leila Simões Amaral Oliveira
FORMADORA: Fabiana paz
DATA: 24/10/2009
OBJETIVO: Analisar a coesão e as relações lógicas na construção do texto.


Oficina sobre coesão

A oficina de sobre coesão aconteceu no dia 24 de outubro de 2009 no colégio José Telesphoro, iniciando às 8:00 da manhã.
Como sempre acolhi os cursistas e fiz a leitura do roteiro de atividades, provocando a curiosidade e anunciando as atividades que seriam realizadas.
Pedi para que relatassem sua experiência com o “Avançando na Prática”, em sala de aula.
Dei continuidade com uma dinâmica. Solicitei quatro cursistas, amarrei os braços dos mesmos em um cabo de vassoura colocado atrás do pescoço em cima dos ombros. Entreguei a cada um, um bombom e pedi que o descascasse e comesse. No primeiro momento ficaram sem saber o que fazer. Logo um perguntou: - Posso fazer do meu jeito? E foi até um dos colegas sentados. Então relembrei que somente os quatro estavam naquele momento na dinâmica. Assim matando a charada descascaram o bombom do colega e o colega o seu. E trocando, colocaram o bombom na boca um do outro e conseguiram finalizar a brincadeira.
Refletimos a partir daí a necessidade do trabalho coletivo. A escola não se faz com um só componente, mas desde os pais até a direção. Aluno precisa do professor que precisa dos pais que precisa do professor que precisa do aluno. A verdade é que não se caminha só. Escola e comunidade precisam uma da outra. O trabalho conjunto requer humildade, discernimento, sabedoria, vontade e interação. É assim que a escola caminha. Com esta reflexão iniciamos o tema “Coesão” para assim analisarmos sua funcionalidade. Definimos então o que é coesão que é um conjunto de recursos lingüísticos que orientam a construção da continuidade de sentidos.
Utilizamos o TP na página 121 para a leitura do “lembrete” que fala que o mundo textual é construído a partir das pistas textuais, em consonância com a situação sócio-comunicativa e o conhecimento partilhado entre os interlocutores.
Pedi que fizessem a leitura dos textos “A pesca” e “O show” na página 128 e 129 do Tp e conversamos um pouco sobre sua estrutura, tratando do tipo de coesão que dá sentido ao texto: a coesão por justaposição. Nesta, os termos que “amarram” as idéias não são usados, é a própria colocação de uma que seguindo a outra que constrói os sentidos.
Propus uma atividade de produção textual seguindo as mesmas regras e sugerir alguns temas como: o encontro, a viagem, o casamento, a formatura, a aula.
Houve então a apresentação das produções que foram maravilhosas. Ficaram eufóricos e relataram nunca terem produzidos um texto assim e que com certeza os alunos iam adorar.
Logo depois tratamos da coesão referencial mais precisamente sobre os elementos de coesão: exófora, endófora e sua subclassificação: anáfora e catáfora. O conteúdo ficou muito bem explicado e entendido. Cantamos a canção “Luar do Sertão” e depois responderam as questões referentes à mesma.
Dando continuidade e ainda utilizando o TP analisamos os mecanismos de coesão seqüencial a partir da página 150 e responderam diversas atividades. Passei a canção “Passe em casa” dos Tribalistas e depois a atividade correspondente foi respondida oralmente depois falamos então sobre reiteração.
Propus outra atividade que consistiu em entregar uma receita somente com os ingredientes e eles teriam que elaborar o modo de fazer. Assim aconteceu e então mostrei o modo de fazer original e pudemos refletir sobre coerência e a coesão na atividade.
Realizei com eles o “Avançando na prática” da página 162 que consiste em um tema para produzirem um texto seguindo as seguintes questões: O que aconteceu? Onde aconteceu? Quando aconteceu? Quem foram os envolvidos? Qual foi o desfecho da história? Utilizamos o tema “A viagem”. Eles produziram e cada resposta foi colocada em uma caixa diferente. Então pegaram novamente as respostas, só que dessa vez todas trocadas. As histórias saíram todas diferentes e muitas vezes sem coerência. Eles organizaram a nova história de modo que ficasse coerente.
Seguindo, falamos das relações lógicas de temporalidade lendo o importante da página 184 e utilizando outro texto assinalamos neste as marcas de temporalidade. Falamos ainda sobre a relação lógica de identidade e responderam a atividade da página 193 do TP.
Mostrei o objetivo construído previamente e finalizamos com uma mensagem em Power point “Olha teu jardim”.

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