segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

REFLEXÃO SOBRE O LOCUS DO FORMADOR E DO CURSISTA




(...) por que a vida é, na verdade, um território vulcânico,
ameaçado sempre de um abalo súbito,
com imprevisíveis conseqüências.
É preciso aprender a morar num território desses”.

Cecília Meirelles

Falar do lugar que compete a cada um em seus papéis é uma responsabilidade, pois quem é hoje professor-formador um dia já foi professor-cursista.
O lugar do formador é o de transmitir saberes com segurança e competência. É o lugar que gera provocações e inquietações (muitas vezes a ele mesmo). É o lugar que traduz em estimulo e incentivo as teorias para uma prática pedagógica mais consistente.
O professor-formador traz em si as marcas da experiência em sala de aula, por esse motivo é cobrado como formador e colega professor. Ao mesmo tempo em que ele se torna líder ele é ainda o colega professor. Assumir o papel de formador é uma grande responsabilidade. É não perder-se e continuar valorizando os saberes e experiências adquiridos na prática cotidiana no chão da sala de aula. Ser humano e atento às necessidades dos outros. É viver sem demagogias e ser realista e responsável. “São essas condições que se tornam indispensáveis para os sujeitos-professores não serem meras peças tuteladas pelas decisões externas” (LIBÂNEO, p15)
O cursista tem papel de suma importância. Dele depende a existência do formador. É por ele que a formação continuada faz sentido. Cabe ao mesmo assumir-se como formando. Como pessoa que tem necessidades a serem sanadas.
A formação tem o papel de contribuir somando os saberes adormecidos, as inquietações, bem como, trazer um novo estímulo para uma melhor atuação em sala de aula.
Em Campo Formoso, nós formadoras buscamos dinamizar cada oficina. Fazemos com que teoria e prática andem juntas. Colocamo-nos sempre no lugar daquele professor que vem cansado depois de uma semana cheia de trabalho e que espera encontrar em nós um apoio, um alento.
A receptividade é na totalidade positiva por parte daqueles que se assumiram como cursistas. Mas temos uma demanda muito grande de professores que deveriam participar do programa e não aderiram. Alguns por serem coordenadores, outros diretores e outros ainda por falta de estimulo por achar que é só mais um programa de formação. Ainda temos aqueles que começaram e desistiram por estarem fazendo a graduação ou pós-graduação no mesmo dia que acontece a formação.
O município vestiu a camisa do gestar e nos dá todo o suporte necessário para atendermos nossos cursistas da melhor maneira possível. Estamos todos fazendo a parte que compete a cada um, pois primamos por uma educação de qualidade.

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