segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

LETRAMENTO: Um tema em três gêneros





A autora apresenta o tema letramento sob o ponto de vista de três gêneros: o primeiro, o verbete de dicionário, o segundo em um texto didático e, por fim, em um estudo acadêmico
Há muito que o ato de ler e escrever tornava o individuo alfabetizado ou não. Portanto alfabetizar nada mais era que ensinar a ler e escrever.
No entanto, o individuo aprendia a ler e escrever, mas não apropriava-se dessas condições. Por esse motivo, houve a necessidade de um novo termo que do inglês “literacy” letra do latim e o sufixo “mento’ que denota o resultado de uma ação. Sendo assim letramento é, pois, o resultado da ação de ensinar ou aprender, condição de apropriar-se da leitura e escrita.
No segundo momento Magda explana sobre a os conceitos de alfabetização e letramento, e de onde vêm as primeiras referências sobre o assunto. A autora comenta porque surgem novos termos e explica logo em seguida que estes vêm da necessidade que temos de nomear as coisas para que elas realmente existam. Nessa parte ela aguça a curiosidade do leitor com perguntas e respostas sobre os temas.
Por fim ela mostra um estudo acadêmico, ou melhor, uma monografia da Unesco, que discute o tema através do ponto de vista conceitual, político-educacional, traz citações e teorias de autores que servirá como embasamento teórico para estudo e pesquisas no campo acadêmico.
Não é a grosso modo que Magda nos leva a refletir esse ponto, mas através da exposição de estudos aprofundados. Definir, medir e avaliar letramento é um processo demanda investigação séria. Então através desse ensaio, ela nos mostra que os processos de avaliação ou medição exigem uma definição precisa do fenômeno a ser avaliado ou medido. É correto afirmar, que a maior parte das dúvidas e controvérsias em torno do levantamento e pesquisa sobre os níveis de letramento tem sua origem na dificuldade de formular definições. Essa dificuldade e impossibilidade devem-se ao fato de que letramento cobre uma vasta gama de conhecimento, habilidades, capacidades, valores, usos e funções sociais.
Esse ponto trata do tema através de uma linguagem mais rebuscada por se tratar de um texto que circulará nos meios acadêmicos, pois servirá para estudos e pesquisas para os estudiosos que desejam se aprofundar no assunto.

Livro "Letramento: um tema em três gêneros" de Magda Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário