sábado, 12 de dezembro de 2009

FORMAÇÃO INICIAL



PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II
COORDENADORA RESPONSÁVEL: Leila Simões Amaral Oliveira
FORMADORA: Fabiana Paz
OBJETIVO: Refletir sobre as primeiras 40 horas da formação inicial.


GESTAR EM UM PRIMEIRO OLHAR

A semana iniciou com as palavras de Rubens Alves do texto “As tarefas da educação” que usa a imagem de um corpo carregando duas caixas, na mão direita carrega uma caixa de ferramentas e na mão esquerda carrega uma caixa de brinquedos. As “Ferramentas aumentam a nossa força, nos dão poder. Sem ser dotado de força de corpo, pela inteligência o homem se transformou no mais forte de todos os animais, o mais terrível, o maior criador, o mais destruidor. O homem tem poder para transformar o mundo num paraíso ou num deserto”.
Dessa forma o autor questiona-nos de que maneira a escola ensina. Se ensina somente sobre ferramentas que já existem ou se ensina a pensar. E isso reflete de modo especial sobre as concepções do professor sobre o ensino e por que e para que ensinam. Nessa perspectiva seguimos fazendo reflexões sobre os TPs.
No segundo dia fizemos o manuseio do TP 3 sobre “Gêneros e tipos textuais” que “discute as questões ligadas à nova conceituação de gêneros dos textos e de tipos de discursos”. Partimos para reflexão do TP 4 que trata dos processos de leitura e escrita e ainda o TP 5 que nos levou a refletir sobre os muitos recursos estilísticos que dispõe a língua portuguesa no que diz respeito ao níveis fonético, o léxico e discursivo que estão à disposição dos falantes.
O encontro nos levou a aprofundar nossos conhecimentos sobre a língua, fazendo com que percebêssemos que as diferentes concepções de língua impulsionam-nos a visões diferentes sobre a prática pedagógica.
Através de atividades e leituras diversas me percebi com um novo olhar. Olhar que começa a perceber além das aparências e enxerga seres humanos. E dessa forma aprofunda-se no objeto a ser ensinado na escola aos alunos. Alunos- pessoas com necessidades reais e específicas. Sujeitos sociais que interagem nas mais diversas situações comunicativas. E estas precisam ser consideradas sempre.
Sai com muitas dúvidas a serem sanadas, já que o tempo foi muito curto para o programa ser compreendido na sua totalidade. Mas também saí com muitas inquietações e vontade de cumprir cada tarefa com muita propriedade apesar do medo.
O gestar com o lema um novo olhar e um novo caminhar, me faz lembrar das sábias palavras de Tiago de Melo “Não tenho um caminho novo,tenho apenas um novo jeito de caminhar”. E assim tentarei enveredar este caminho que requer mudanças de postura.E entendendo a proposta do programa vejo que esta é a maneira mais eficaz de trilhar por esta estrada, andando e seguindo pelo mesmo caminho, porém refazendo-se a cada passo e aberta ao novo que vem e sempre vence.

Nenhum comentário:

Postar um comentário