quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O Resumo do Livro Senhora – José de Alencar


O tema desse romance- o casamento por interesse - condiciona sua composição. Ele divide-se em quatro partes, que correspondem às etapas de uma transação comercial: O preço, Quitação, posse e Resgate
Fernando seixas, um rapaz pobre, mas ambicioso de subir na escala social , é namorado de Aurélia, moça também humilde e órfã de pai. Passando por apuros financeiros, Seixas aceita, por um dote de trinta centos, a proposta de casamento com Adelaide de Amaral. Mas o destino prepara-lhe uma peça: Aurélia, a noiva pretendia, receber uma inesperada herança do avô paterno e torna-se uma das mais disputadas moças do Rio de Janeiro.
Dividida entre o amor e o orgulho ferido, ela encarrega seu tutor, o tio Lemos, de negociar seu casamento com Fernando por um dote de cem contos. O acordo realizado inclui, como uma das suas clausulas, o desconhecimento da identidade da noiva por parte do contratado até as vésperas do casamento. Na noite de núpcias Aurélia pôde completar seu plano, humilhando o marido comprado e impondo-lhe as regras da convivência conjugal: em casa seriam dois estranhos; para a sociedade fingiram a felicidade de um casal perfeito. Fernando submete-se às determinações de sua senhora, mas readquire seu orgulho e põe-se a trabalhar para reunir o dinheiro necessário ao seu resgate.
No final, quando devolve o dote a Aurélia , ela lhe mostra o testamento que fizera no dia do casamento, nomeando-o seu herdeiro universal. É a prova de seu amor. Estão ambos redimidos de seus erros. “As cortinas cerram-se, e as auras da noite, acariciando o seio das flores, cantam o hino misterioso do santo amor conjugal”

Um comentário:

  1. muito bom esse resumo! ele além de contar toda a história fala dos aspectos exitentes naquela epoca como por exemplo a acensão. muito bom mesmo!

    ResponderExcluir