quarta-feira, 25 de novembro de 2009

SEGUNDA ETAPA DE FORMAÇÃO DO GESTAR



PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II
FORMADORA: Fabiana Paz
DATA: 03 a 07/08/09
OBJETIVO: “Refletir conteúdos dos TPs 1, 2 e 6.”


REFLEXÃO SOBRE A SEGUNDA ETAPA DE FORMAÇÃO DO GESTAR


A segunda etapa de formação do programa Gestar II aconteceu de 03 a 07 de agosto de 2009 no campus da UFBA em Ondina, Salvador.
Neste segundo momento não pudemos contar com a presença de Carol, nossa formadora. Dessa vez quem veio contribuir e somar conhecimentos foi o professor Edjalma que ministrou esta formação com muita propriedade.
Durante toda a semana manuseamos os Tps 1, 2 e 6 refletindo seus conteúdos através de discussões bastante produtivas. Ainda tivemos a oportunidade de vermos diversos vídeos, ouvimos e cantamos algumas músicas, lemos alguns textos. Estes nos conduziram a uma reflexão mais aprofundada dos assuntos abordados e sobre a língua.
No estudo do TP 1 sobre Linguagem e cultura foi possível conceituar “cultura como o conjunto de ações pensamentos e valores de uma pessoa ou de uma comunidade” e a
“A língua é, ao mesmo tempo, a melhor expressão da cultura e um forte elemento de sua transformação. A língua tem o mesmo caráter dinâmico da cultura”.
No TP 2 sobre Análise lingüística e análise literária percebemos que a Análise lingüística surgiu para designar uma nova perspectiva de reflexão sobre a linguagem e sobre os usos da língua, observando como a escola aborda os fenômenos gramaticais, textuais e discursivos. E ainda, a análise lingüística não elimina a gramática das salas de aula, como muitos pensam, mesmo porque é impossível usar a língua ou refletir sobre ela sem gramática. “Não há língua sem gramática” já nos lembra Possenti (1996) e Antunes (2003). Assim abordou muito bem nosso formador.
Ainda estudamos o TP 6 sobre Leitura e processos de escrita Edjalma nos fez perceber que “Nossas reflexões sobre a linguagem se apóiam na concepção de que usamos as línguas (e a linguagem) não apenas para retratar o mundo ou dizer algo sobre as coisas, mas principalmente para atuar, agir sobre o mundo e as coisas; para produzir resultados a partir de nossas ações lingüísticas”.
A língua é um instrumento valioso de inserção na sociedade. É o meio pelo qual o ser humano tem a possibilidade de interagir, expressar-se, defender pontos de vista, ter acesso a informações. E nós como educadores temos a grande responsabilidade de conduzirmos nossos alunos ao encontro desses saberes.
O Programa Gestar tem nos levado a uma reflexão séria de nossas atitudes e conceitos muitas vezes estanques, prontos e acabados. Realmente é preciso um novo olhar para a escola, para o ensino e para o aluno.
Nosso dever é “planejar, implementar e dirigir atividades didáticas com o objetivo de desencadear, apoiar e orientar o esforço de ação e reflexão do aluno”, afirma o PCN de Língua Portuguesa.
Assim a reflexão sobre a língua nos conduz a perceber que é possível levar o aluno a uma maior qualidade do uso da linguagem nas diversas situações comunicativas. Não cabe aqui tratar a linguagem de forma excludente, mas sim, adequá-la aos diversos contextos de uso da mesma.

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