NESTE BLOG VOCÊ ENCONTRARÁ RELATOS DE OFICINAS DO PROGRAMA GESTAR II, BA, BEM COMO PRODUÇÕES TEXTUAIS DE CURSISTAS E DE SEUS ALUNOS. E AINDA REFLEXÕES E RESUMOS DE LIVROS E TEXTOS DE DIVERSOS AUTORES. E MUITO MAIS... É SÓ CONFERIR!
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Pesquisa na Escola
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II
FORMADORA: Fabiana Paz
DATA: 26/04/2009
OBJETIVO: Apreciar o livro pesquisa na escola.
Pesquisa na escola
“Ensinar a aprender é criar possibilidades para que uma criança chegue sozinha à fontes de conhecimento que estão à sua disposição na sociedade.” (Marcos Bagno)
Esta em uma das primeiras afirmações interessantes do autor. Ele ainda enfatiza que “Ensinar a aprender é não apenas mostrar caminhos, mas também orientar o aluno para que desenvolva um olhar crítico”. É preocupante o ensino nos dias de hoje, pois o que se vê é muito professor preso a ideologias autoritárias e nada interessantes.
O pequeno manual “Pesquisa na Escola” nos remete ao ideal possível e essencial, que é sermos pesquisadores e ensinarmos nossos alunos por meio da investigação.
Toda e qualquer boa instituição elabora seus projetos de trabalho, é ou não é verdade? Então a escola como instituição social precisa projetar seus trabalhos para a formação de seres sociais, críticos, interados e conscientes.
Projeto nada mais é do que um plano de trabalho. E é necessário que seja bem elaborado para ser bem executado. No caso do livro “Pesquisa na escola”, o autor faz entender o que é um projeto de pesquisa e a importância que ele tem para o aprendizado de cada aluno.
Bagno fala de cada parte que compõe um projeto de pesquisa para que se entenda o que é uma pesquisa. Isto por que os trabalhos de pesquisa da escola estão longe da intenção, se é que há intenção de realmente fazer uma pesquisa.
É um pequeno manual de instruções que não devemos cansar de lê-lo para não esquecermos da necessidade de sermos e de ensinarmos a ser pesquisadores. É de fundamental importância a pesquisa permanente. Nem sempre os alunos, ou até mesmo a escola não tem acesso às fontes necessárias, mas tende a se encontrar uma maneira para fazer do ensino um viveiro de informações. . O Professor Nilbo Nogueira nos lembra que “projetar é sonhar e não se sonha o sonho de ninguém”. Faz-se necessário estimular nossos educandos a sonharem e transformar esses sonhos em ações reais e concretas. Que tal começar professores!
Reflexão sobre o livro Pesquisa na Escola de Marcos Bagno
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Excelente comentário sobre o livro de Marcos Bagno. Realmente esse comentário retrata com fidelidade o tema apresentado na obra "Pesquisa na Escola".
ResponderExcluir