terça-feira, 24 de novembro de 2009

OFICINA TP 4































GESTAR II
OFICINA: TP 4 - Unidade 14
COORDENADORA RESPONSÁVEL: Leila Simões Amaral Oliveira
FORMADORA: Fabiana Paz
DATA: 11/07/2009
OBJETIVO: Sistematizar e aprofundar as reflexões sobre letramento, vivenciando situações de leitura e escrita.


Relato da Oficina


A oficina das unidades 13 e 14 do TP 4 aconteceu no dia 11/07/2009 no Colégio José Telesphoro e iniciou às 08h00min da manhã.
Dei as boas vindas aos cursistas e fiz a leitura do roteiro de atividades, provocando a curiosidade e anunciando as atividades que seriam realizadas.
Solicitei a três ou quatro cursistas que relatassem suas experiências com o “Avançando na Prática”, em sala de aula, seguindo o mesmo questionamento das oficinas anteriores.
OS solicitados relataram que aplicaram as atividades conforme o nível da turma. As dificuldades encontradas não foram muitas devido à compreensão do conteúdo: tipologias textuais. Falaram da satisfação de terem compreendido o assunto na oficina e assim com facilidade puderam aplicar as atividades, que por sinal foram muito prazerosas, contam. Relataram ainda que o fato de conhecer e apropriar-se do conteúdo torna o ensino mais fácil e dinâmico. É possível assim buscar inovações.
Logo depois dos relatos de experiências, pedi aos cursistas que se dirigissem até a parede e retirassem um coraçãozinho com uma mensagem de incentivo para logo em seguida fazerem a leitura, refletir e construir uma frase complementando o que estava escrito. Os cursistas puderam expressar sentimentos mediante a frase que receberam e até conseguiram encorajar os demais com a produção das mesmas. A atividade já serviu para a divisão de grupo posteriormente conforme as cores das frases pregadas no pirulito.
Demos continuidade com a Leitura de uma um texto de Patativa do Assaré
“Poeta da roça”. Logo em seguida fiz o seguinte questionamento:
# O que é letramento?
# Qual a idéia de leitura e escrita na escola passada pela poesia de patativa?
# E de leitura de mundo?
# Quais são os objetivos de leitura e de escrita que são efetivamente explorados na escola?
# A prática de leitura e escrita na escola é associada à idéia de letramento?
# Você, como professor tem a prática de leitura no seu cotidiano?
# Quantos e quais livros vocês já leram este ano?
# Como você incentiva seu aluno a ler e escrever?
Respondendo ao questionamento alguns expressaram seus conhecimentos acerca de letramento como sendo “o saber fazer as diversas leituras”, palavras deles.
Ser letrado não está no fato de escrever ortograficamente correto, mas saber interpretar o que escreve e o que ler. Uns relataram ter participado do programa Pró-letramento e o que facilitou a compreensão do assunto. Para uma parte, que não tem o hábito de leitura, essa idéia não era trabalhada associada à leitura. Acrescentei que o exemplo faz a diferença. Quando tenho essa prática e demonstro, já é uma maneira de contagiar os meus alunos.
Dando sequência, fizemos a leitura coletiva do texto de referência pág. 54 e 55 do TP 4 e depois cada grupo respondeu uma das questões propostas. Pudemos perceber que a escola jamais deve repudiar aquilo que o aluno traz. Ele não é uma mala vazia, mas, uma mala pronta para viagem, comentei. Independente da cultura e dos hábitos, os discentes fazem suas leituras de mundo e esperam que a escola os ajude a aprimorá-las.
A apresentação dos gêneros diversos pela escola abre caminhos para a melhor compreensão do mundo. Finalizamos esta parte assistindo a slides de propagandas em outdoors, comércio, placas. Estas com conteúdo que nos remeteram a diversas interpretações, placas com escrita ortograficamente errada, vícios de linguagem. À medida que os slides eram apresentados, tecíamos comentários com base no entendimento sobre letramento.
Entreguei a cada grupo uma comanda contendo uma atividade de produção textual, onde puderam produzir com base em imagens, dando final diferente à história recebida pelo grupo, fizeram transmutação de gêneros, paráfrase, etc. A Atividade ficou muito interessante e os cursistas puderam experienciar maneiras dinâmicas de trabalhar em sala de aula. Todas as equipes apresentaram as produções para os demais.
Pedi aos cursistas que construíssem o objetivo da oficina oralmente: “Refletir sobre letramento, leitura e escrita.” Daí mostrei o objetivo construído previamente: “Sistematizar e aprofundar as reflexões sobre letramento, vivenciando situações de leitura e escrita.”, o que me levou a crer que o mesmo foi alcançado.
Falei da importância do estudo prévio dos TPS, nesse caso o TP4, unidades 15 e 16, para a próxima oficina.
Encerramos com um vídeo sobre Letramento de Kate M. Chong.

Nenhum comentário:

Postar um comentário