domingo, 5 de julho de 2009

Oficina introdutória 16-05




OBJETIVO: Apresentar o Programa Gestar II e discutir sua proposta.

Oficina Introdutória

“Talvez seja este o aprendizado mais difícil: manter o movimento permanente,
a renovação constante, a vida vivida como caminho e mudança”. (Maria Helena Kuhner)

Muitos preparativos antecederam a oficina. Estávamos muito ansiosas e com muitas expectativas. Cada passo foi minuciosamente pensado e calculado, pois queríamos que cada cursista entendesse a proposta e se envolvesse com o Programa.
A oficina introdutória aconteceu no dia 16 de maio de 2009 no colégio José Telesphoro na cidade de Campo Formoso. Iniciou mais ou menos 08h20min da manhã onde os cursistas eram recepcionados por mim (formadora) com um cartão e tinham que responder a seguinte questão: “Diga o que é o gestar em uma palavra” e daí entravam pisando em um grande pé direito com o seu pé direito.Com uma música ambiente iniciamos a dinâmica do “Auto-retrato”, esta de socialização. Nela os cursistas tiveram que desenhar algo que o retratasse e daí todos entregaram seus desenhos para a mim que os redistribuir de forma que ninguém ficasse com sua produção. Então, os cursistas observando-se mutuamente, teriam que caracterizar e adivinhar o possível colega autor do desenho. Após todos ligarem um desenho a um determinado colega, todos fizeram inferências sobre como se percebem falando do próprio desenho produzido, já que nem todos ligaram o desenho ao real autor do mesmo.
A mobilização foi feita através de perguntas pré-estabelecidas: Como foi caracterizar o colega pelo desenho? Quais as dificuldades encontradas? Como você se percebe? Como as pessoas costumam te perceber? , entre outras.
Fiz minha apresentação, dando as boas vindas para os cursistas e falando da importância do roteiro das atividades.
Entreguei o texto “Muito obrigado, meu aluno problema” de Elyanne, o que levou-nos a discutir sobre o nosso papel como educadores, como profissionais.
Em mais um momento de reflexão continuamos a falar sobre a importância do profissional da educação, da trajetória da sua profissão e enfatizando sobre a importância da atualização profissional, da formação continuada, da importância para o município e da proposta do GESTAR.

Orientei-os sobre o dia das oficinas, turno, turma, entrega do “Roteiro de Entrevista”. Daí, entreguei os cadernos de Teoria e Prática e parabenizei os cursistas pela aquisição, valorizando bastante o material e falando da importância do cuidado com ele, do seu manuseio diário para estudo e formação.
Dando continuidade houve o estudo do Guia Geral onde conforme a cor do cartão que receberam logo na entrada foram divididos em 5 grupos. Cada equipe recebeu uma comanda com algumas perguntas baseadas no sumário do guia geral, que deveriam ser respondidas mediante pesquisas e manuseio do mesmo. Daí, aconteceu a socialização e cada grupo explicou uma parte do guia de maneira sucinta e esclareci as dúvidas existentes.
Os cursistas foram convidados para manusearem os TPs e conforme ícones existentes no caderno de teoria e prática fui explicando passo a passo toda a estrutura do mesmo. O objetivo foi exposto e em consenso afirmaram que foi alcançado. No final receberam uma comanda de avaliação onde avaliaram individualmente a oficina e ainda falei da importância da leitura prévia das unidades que seriam trabalhadas no próximo encontro.
A oficina foi encerrada com a música de Marina Elali “Eu vou seguir” incentivando-os para não desanimarem e acreditarem que podem fazer a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário