quarta-feira, 15 de julho de 2009

OFICINA: TP 3 Unidade 12





































































PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II
OFICINA: TP 3 Unidade 12
COORDENADORA RESPONSÁVEL: Leila Simões Amaral Oliveira
FORMADORA: Fabiana Paz
DATA: 27/06/2009
OBJETIVO: Caracterizar sequências tipológicas.


Oficina 3 aconteceu no dia 27 de junho no colégio José Telesphoro. Iniciou às 08:00 da manhã. Entreguei a todos na chegada um saquinho com balinhas de cores diferentes para a formação de grupos posteriormente. Falei sobre o objetivo da oficina:
“Caracterizar sequências tipológicas.”
Foi feita a leitura do roteiro de atividades, provocando a curiosidade dos cursistas, anunciando as atividades que seriam realizadas. Solicitei alguns cursistas para que relatassem sua experiência com o “Avançando na Prática”, em sala de aula. Para motivar as respostas foram feitas algumas perguntas:
# Como você planejou a atividade?
# Que dificuldades teóricas encontrou?
# Que dificuldades de aplicação encontrou?
# Que soluções encontrou para essa dificuldade?
#A que resultados positivos você e seus alunos chegaram?
# Como você avalia o alcance de seus objetivos?
# Você teve oportunidade de discutir essa prática com seus colegas, diretor ou com seu coordenador? Como vocês avaliaram os resultados?
Poucos puderam aplicar os avançandos, pois coincidiu com semana de prova e recesso. Ficaram então de entregar as atividades e relatos até o próximo encontro. Mas os que puderam aplicar avaliaram de forma positiva as atividades. Os alunos desenvolveram bem a proposta e os objetivos foram alcançados.
Apresentei o texto “Balas para o crescimento” em slide (TP 3 pág.167 e 168) e pedi para que os grupos fossem formados a partir da cor das balas e das indicações que foram colocadas nos saquinhos. Cada grupo sorteou uma cor que se referia a outra equipe e criaram uma previsão positiva para os membros para a semana seguinte. Depois os grupos apresentaram suas previsões de forma criativa, o que foi pedido anteriormente. Após as apresentações discutimos sobre o tipo de texto que foi construído, que foi o tipo preditivo. Questionei ainda:
# A quem se dirige o texto?
# Qual o objetivo desse tipo de texto?
# Diga em que modo e tempos verbais estão os verbos.
# Indique palavras e expressões que indicam sequências de ações.
A discussão foi muito positiva, as dúvidas surgiram e puderam ser tiradas, pois ainda existem professores que confundem gênero e tipos textuais. Os cursistas falaram justamente da aplicabilidade em sala de aula. Para alguns é muito complicado trabalhar a diferenciação com os alunos. Outros acham possível sim. Daí acrescentei, que muitas vezes nós como professores subestimamos nossos alunos. Não acreditamos no potencial que cada um tem. A questão é o domínio do conteúdo. Não se ensina o que não se sabe. Ainda pude desafiá-los, dizendo: agora sabemos, basta aplicar e acreditar neles. Todos concordaram e ficaram muito animados com o desafio.
Logo em seguida houve a segunda mobilização. Anteriormente afixei um palhacinho no quadro-negro sem boca. Os grupos nomearam um colega para ter os olhos vendados e depois de girar algumas vezes teria que colocar a boca do boneco no lugar certo a partir dos comandos dados pelo grupo. E assim foi feito cada equipe participou da brincadeira uma única vez.
Pedi para os cursistas abrissem o TP 3 pág. 116 e fizessem a leitura coletiva do “Resumindo”. Fiz o seguinte questionamento:
# Como estão sendo trabalhadas em sala de aula as Sequências Tipológicas?
# Trabalhamos todas as sequências que aparecem num texto? Discutimos ai sobre o tipo injuntivo.
Daí logo depois, pedi aos cursistas que abrissem o TP na pág. 129 e fizessem a leitura conjunta do texto e depois cada grupo deveria responder uma questão da pág.132 e houve então a socialização das respostas.
A discussão a cerca do texto ampliando nossa referencias foi prazerosa, pois conteúdo foi apresentado de forma clara e todos conseguiram compreender bem com a leitura.
A sala foi dividida em 2 grupos e cada grupo teve que nomear 1 participante para a atividade. Um dos participantes escolhia uma ficha e secretamente dizia ao adversário o nome do objeto, esse primeiro participante diante da turma descrevia o objeto sem dizer o nome. Os membros do seu grupo deveriam identificar o objeto pela descrição. Se sua equipe não acertasse passava-se a vez para o adversário. Estimulei a variedade nas maneiras de descrever, além da descrição física, dizer para que servia, onde normalmente é encontrado,etc. Estipulei o tempo de 1 minuto para cada pista. Venceu quem acertou o maior número de objetos.
Ainda dividida em 2 grupos realizei a Dinâmica: GV – GO, os participantes ficam dispostos em dois grandes círculos. O círculo do interior recebeu o tema “Pedofilia” e discutiu sobre o mesmo. O grupo de fora apenas observou sem se pronunciar a respeito do assunto. Foram mais ou menos 10 min. para a discussão. Findada a discussão o grupo de fora pode relatar o que ouviu sem acrescentar outras informações.
Sistematizei os conteúdos dessa unidade de maneira clara e objetiva, deixei claro o que é tipo textual, ressaltando como os gêneros são utilizados em diferentes situações comunicativas e como composição tipológica não é homogênea num mesmo texto.
Fiz um resumo em slides com as sequências tipológicas pelos “resumindos” do TP 3. E expliquei ainda o tipo textual trabalhado em cada uma das mobilizações realizadas.
Chegando ao final pedi que os cursistas avaliassem a oficina. Esta foi escrita e em grupo, usando uma das tipologias estudadas. Falei ainda da importância do estudo prévio dos TPS, nesse caso o TP4 Unidade 13 e 14, para a próxima oficina.
E encerrei com a música de Frejat “Um amor pra recomeçar” com desejos de realizações positivas para todos os cursistas.
A oficina foi muito dinâmica e criativa. E a receptividade foi impressionante. Brincaram e realizaram as atividades com muita atenção e prazer. Foi um dos conteúdos mais compreendidos até agora.

ATIVIDADE PRODUZIDA POR CURSISTAS

A atividade consistiu em criar previsões positivas para o grupo que sortearam.
Previsões astrológicas para:
Ana Lídia- Capricórnio
Cristina- Aquário
Rubenito- Gêmeos

CAPRICÓRNIO

No amor
Não se preocupe, seu verdadeiro amor chegará em breve. Prepare-se para viver grandes emoções.

Na sorte
Grandes promessas de dinheiro poderão mudar sua vida. Aposte nisso!

AQUÁRIO

No amor
Com seu jeito intelectual poderá conhecer a fundo uma forma infalível para conquistar o gato!

Na sorte
Acredite na sua intuição e faça uma fezinha!

GÊMEOS

No amor
A realização de um sonho acontecerá em breve e, com ele a possibilidade de um futuro promissor e novas conquistas.

Na sorte
Aposte em seus sonhos, e não tenha medo de arriscar!



Neuracy C. Brandão
Maria Isabel Chaves Brandão
Neuzete
Maria Do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário