domingo, 5 de julho de 2009





OBJETIVO: Caracterizar os Gêneros Textuais.

3ª Oficina

A 3ª oficina aconteceu no dia 30 de maio de 2009 no colégio José Telesphoro na cidade de Campo Formoso. Iniciou às 08h15min da manhã. Os cursistas foram recepcionados com boas vindas e um cartão. Ao chegarem na sala se depararam com diversos objetos em uma esteira que estava no chão e cada um foi instruído para observar-los e em seguida pegar um deles e se caracterizar com base nele explicando a identificação com o mesmo. A dinâmica começou por mim. Dessa maneira pudemos conhecer um pouco mais de cada um.
Dando continuidade à oficina, fiz a leitura do objetivo e do roteiro de atividades, provocando a curiosidade sobre o trabalho a ser desenvolvido. A Sala de aula estava previamente enfeitada com os diversos gêneros textuais (convite, receitas, panfletos, etc.), por onde dei inicio mobilizando os conhecimentos prévios dos cursistas sobre os diversos gêneros textuais. (Que gênero é esse? Que características são identificadas no texto que asseguram sua resposta? O que são gêneros textuais? Quais dúvidas você possui sobre esse assunto? Como você costuma trabalhar esse assunto em sala de aula?).
Distribuir tirinhas de papel com trechos de uma música, de uma biografia, uma poesia, provérbios, receita construindo assim 5 grupos diferentes e depois entreguei envelopes contendo os diversos gêneros textuais para que observassem nos textos recebidos : o Conteúdo, composição (forma), intencionalidade e o suporte. Pedi então agrupassem os textos de acordo com as características. No final dessa parte ainda esclareci dúvidas sobre suporte, portador, etc.
A segunda mobilização foi para a leitura do texto de referência das páginas 45 e 46 do Tp 3 com as questões: - Como podemos caracterizar um gênero textual? Como se dá a circulação social dos gêneros? Logo após a leitura foi realizada oralmente, cada grupo respondeu 1 ou 2 questões da pág. 47 do TP 3. Sistematizei o assunto e esclareci dúvidas que surgiram.
Os grupos leram os textos 1 e 2 das págs. 192 e 193 do TP e planejaram uma atividade de leitura, interpretação e produção textual visando a análise, caracterização e classificação dos gêneros textuais que esses exemplos realizam, para serem desenvolvidas em sala de aula com alunos de 5ª a 8ª série. Os grupos ficaram livres para escolher a série. A proposta atividade foi apresentada para toda a turma.
Instruir os cursistas para escolher o “avançando” que aplicaria em sala de aula, lembrando-os que deveriam trazer para a próxima oficina a atividade de 5 alunos!! E mais o seu relato.
Já finalizando pedi que os cursistas de maneira criativa avaliassem a oficina, usando um gênero textual (cordel, poesia, receita, convite, etc.). Esta avaliação foi escrita e em grupo.


Falei da importância do estudo prévio dos TPs, nesse caso o TP3 unidades 11 e 12 para a próxima oficina, onde seria trabalhada a inter-relação entre gêneros e tipos textuais. Houve ainda leitura e análise do alcance do objetivo proposto
Encerramos com a mensagem em PowerPoint “Belas Cachoeiras do Mundo” de Roberto Shinyashiki da Série Arte/Reflexão.

Um comentário:

  1. Fabi,
    a descrição de suas oficinas está muito boa, bem ilustrada pelas fotos, sugiro apenas que também faça uma avaliação mais aprofundada das oficinas, ressaltando a receptividade dos colegas, os resultados das socializações, o nível de leitura e apreensão do conteúdo por parte dos professores e dos alunos.
    Beijos

    ResponderExcluir