quarta-feira, 22 de julho de 2009

Desvendando os segredos do texto

Desvendando os segredos do texto, desvela as facetas que o texto esconde. A autora mostra com precisão de linguagem a influência que o leitor assume diante de um texto para se declarar como sujeito e, como um tecelão, construir satisfatoriamente um sentido para seu trabalho de tessitura com as palavras.
A obra deixa claro para o leitor que o texto é uma arquitetura histórica e social complexo e multifacetado que esconde segredos que cada interlocutor pode revelar, quando estes compreendem as propostas para a construção de sentidos.
A divisão da obra se perfaz em duas partes; a primeira retrata as questões relacionadas às concepções de língua, texto, sentido, sujeito, contexto e gêneros discursivos. Na segunda parte trata-se da referenciação, referência, progressão referencial, articuladores textuais. Estes são processos e estratégias de construção de sentido que o leitor pode viabilizar.
A autora adota a concepção sociointeracional da linguagem. Onde sujeitos ativos interagem com ações lingüísticas, sociais e cognitivas. Sabe-se que para a lingüística, os textos, como forma de cognição social, dão liberdade ao homem de organizar o mundo, produzir, internalizar e transmitir o saber. Ainda afirma que todo texto é um hipertexto, já que toda produção textual é constituída de por uma proposta de múltiplos sentidos.
Em relação às considerações sobre contexto, Koch recorre a Malinowski (1923), que se referia ao contexto como um intermediário entre a situação e o sistema lingüístico. Ingedore trata contexto como “conjunto de suposições” que envolve certa diversidade lingüística e social necessária para a interpretação de um enunciado. Ainda elucida a importância da reflexão a cerca das questões que envolvem o contato com os diversos contextos da vida cotidiana.
No segundo momento a autora centraliza as discussões no fato de ser imprescindível para que o leitor possa descobrir e trabalhar as possíveis estratégias para compreender um texto utilizando-se de operações tais como; referência, referenciação, progressão.
Ao final menciona as considerações do grupo de pesquisadores e lingüistas que trabalham com a Lingüística textual. O livro é um bom guia para o leitor que trilha pelos caminhos da lingüística Textual.

Reflexão sobre o livro "Desvendando os segredos do Texto" de Ingedore Koch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário