segunda-feira, 22 de março de 2010

TP 6 - Unidade 21 e 22


PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II
OFICINA: TP 6 - Unidade 22
COORDENADORA RESPONSÁVEL: Leila Simões Amaral Oliveira
FORMADORA: Fabiana da Paz.
DATA: 21/03/2010
OBJETIVO: “Identificar e analisar marcas de argumentatividade na organização dos textos. Desenvolver atividades relacionando-as às diversas situações sóciocomunicativas, incluindo os gêneros de textos requisitados.”

A oficina iniciou às oito da manhã no colégio José Telesphoro em Campo Formoso, Ba. Comecei dando as boas vindas aos cursistas e em seguida fiz dinâmica da “chama”. Os cursistas teriam que acender um palito de fósforo e completar as expressões: Que bom... Que pena... Que tal..., enquanto houvesse chama. Eles tiveram que relacionar as expressões ao Programa gestar.
Falei da importância do Programa, enfatizando a formação como ponto essencial para a carreira de todo e qualquer profissional. Como disse Benjamin Franklin:
"Investir em conhecimentos rende sempre melhores juros."
Devolvi os avançando na prática que os cursistas realizaram e os relatos dos mesmos com as devidas observações para melhoria no que diz respeito à aplicabilidade das atividades em sala de aula, bem como dos relatos para construção dos portfólios.
Senti que a cada avançando, tanto os alunos como os cursistas, vão se apropriando da metodologia e dos conteúdos.
Dando prosseguimento, abrimos o Tp 6 nas unidades 21 e 22 e começamos com uma reflexão sobre linguagem: “Nossas reflexões sobre a linguagem se apóiam na concepção de que usamos as línguas (e a linguagem) não apenas para retratar o mundo ou dizer algo sobre as coisas, mas principalmente para atuar, agir sobre o mundo e as coisas; para produzir resultados a partir de nossas ações lingüísticas”. (p.15). Todo e qualquer uso da linguagem é uma forma de expressar aquilo que sentimos, pensamos e/ou queremos. O ato de comunicar-se é um modo de atuação sobre as coisas, sobre o mundo. Este ato mostra que somos sujeitos ativos e, nossas ações linguísticas nos tiram da platéia e nos levam ao palco para atuarmos nos diversos mundos da linguagem.
(...)ao considerarmos a linguagem como uma forma de trabalho cultural, estamos considerando que toda manifestação lingüística é também basicamente argumentativa. Ou seja: sempre que utilizamos a linguagem, estaremos alterando – ou querendo alterar – as crenças dos interlocutores, implicitamente querendo convencê-los de nossas idéias. (p.16)
Refletirmos sobre argumentação e seus tipos, atrelando a teoria a vídeos, imagens e frases que exemplificaram muito bem a cada um. Ainda falamos sobre tese e respondemos várias atividades do TP. Para concluir esta parte, dividi a turma em três grupos (utilizando as cores das balas que entregamos no inicio da oficina) pedimos aos cursistas que produzissem um texto abordando o tema transversal do Tp “Corpo e Saúde”, onde utilizassem um ou vários dos tipos de argumentos estudados na oficina. Assim procederam e depois houve a socialização para os demais. Fizemos a leitura do texto da página 44 e a atividade correspondente e finalizamos este momento com o vídeo dos Melhores do Mundo – “O assaltante e a polícia” fazendo a seguinte reflexão: De que idéia o vídeo pretende convencer o público? Que argumentos são usados para mostrar a validade da tese do vídeo? Como está construída a situação de humor no vídeo?
E daí lemos o resumindo da página 40: “Consideramos, nesta seção, as diferentes formas que os argumentos podem assumir para comprovar uma tese, sem distinguir entre o ato de convencer (dirigido à razão) e o ato de persuadir (dirigido à emoção). O importante é que, na construção do texto argumentativo, todos os argumentos conduzam ao mesmo objetivo e produzam os efeitos desejados no interlocutor.”
A segunda parte que se refere à unidade 22 sobre Produção textual, planejamento e escrita fizemos uma reflexão sobre cada seção:
Seção 1: Aborda os elementos de reflexão e estratégias de atuação em sala, relacionados ao processo de planejamento de um texto. Para tanto, as atividades que visam levar você a refletir sobre seu próprio processo de planejamento relacionando-o com o objetivo da atividade de escrita e a situação sócio-comunicativa.
Seção 2: Fala sobre que as estratégias devem ser variadas em sala para motivar as crianças e adolescentes a planejarem e descobrirem seu próprio estilo de planejamento de acordo com as diferentes situações sócio-comunicativas das quais participam
Seção 3: Esta nos lembra que a produção textual tem como trabalho central a escrita do texto. Todas as etapas estão interligadas, mas podemos ensinar nossos alunos que durante a escrita podem planejar novamente e revisar o que escreveram,dialogando com seu texto.
Daí, utilizando uma imagem de uma paisagem de um lugar paradisíaco, utilizei a técnica do “brainstorm” (tempestade de idéias) e cada um pode expressar o que sentia, o que lembrava, o que desejava, etc. ao ver aquele lugar, para depois em grupo, produzirem textos: uma equipe uma carta, a outra uma propaganda e a terceira uma poesia.
Infelizmente não houve tempo para a socialização das atividades. Então apresentei o sumário do AAA mostrando a quantidade de atividades interessantes que podem e devem ser utilizadas em sala de aula. Fizemos a leitura do objetivo da oficina, fizeram a avaliação em grupo e encerrei entregando uma lembrancinha e passando uma mensagem em Power point de autor desconhecido “Nova ortografia”.

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