segunda-feira, 22 de março de 2010

Congresso de Educação do São Francisco

Nos dias 29 e 30 de janeiro 2010 aconteceu em Petrolina(PE)-Juazeiro(BA) o congresso de Educação do São Francisco . O tema central foi “Dificuldades de aprendizagem: repensando a prática em sala de aula”. Ainda contamos com a presença do maravilhoso Rubens Alves, Tânia Zagury , Max Haetinger, Hamilton Wernek e outros.

Foi um momento de repensar nossos métodos, praticas e concepções em sala de aula.
Por uma educação romântica foi a palestra de Rubem Alves (...)"feridas educacionais podem ser curadas com amor, com respeito, com criatividade". A educação romântica que ele aborda não é aquela que aceita tudo, que acha tudo lindo, maravilhoso, que serve de máscara. É aquela educação que vem da alma do ser humano, que educa para a sensibilidade. E que questiona todos os dias de que forma a prática educacional molda, transforma e contribui verdadeiramente para a vida do educando.

"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".(Rubem Alves)


“Ensinar é um exercício de imortalidade, de alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra; o professor, assim, não morre jamais”. (Rubem Alves)


Nenhum comentário:

Postar um comentário